

Para 66,1% dos entrevistados o professor já fez alguma apresentação a respeito de Astronomia. Num estudo realizado com 1180 alunos do Ensino Médio de seis escolas estaduais, revelou-se através da aplicação de um formulário contendo questões que abordavam conhecimentos básicos em Astronomia, como foram adquiridos tais conhecimentos e à infra-estrutura da escola.

A reforma do CurrÃculo Básico da Escola Pública da maioria dos Estados brasileiros tem introduzido Astronomia desde a pré-escola até o Ensino Médio. Esse interesse permite aperfeiçoar a divulgação e o ensino não formal de Astronomia através da mÃdia aliando a adequação do conteúdo à expectativa das pessoas. Por outro lado, o conteúdo dessa área incluÃdo no ensino formal está longe de ser abrangente e suficiente para suprir a demanda. É amplamente reconhecido que as pessoas em geral têm grande fascÃnio e interesse pela Astronomia. Qual o Papel da Escola e da MÃdia na Obtenção dos Conhecimentos Astronômicos? Porém, em certos casos, a mÃdia pode promover conhecimentos incompletos ou mesmo equivocados sobre os conceitos que envolvam

Embora o estudo revele claramente que há certo equilÃbrio na forma em que os alunos obtiveram seus conhecimentos astronômicos, a mÃdia ainda explora e muitas vezes desperta o interesse pela astronomia com assuntos que não fazem parte de nosso cotidiano como, por exemplo, o homem na Lua, os projetos espaciais e a primeira viagem de um astronauta brasileiro no espaço. O presente estudo revelou também que 44,5% dos alunos entrevistados adquiriram seus conhecimentos astronômicos na escola, 28,1% através da televisão e 27,4% afirmaram que seus conhecimentos foram obtidos através de outros tipos de mÃdia (internet, filmes e revistas). Num estudo realizado com 1.032 alunos do Ensino Médio de seis escolas estaduais, revelou-se através da aplicação de um questionário que abordava conheciment os básicos em astronomia, como estes foram adquiridos e qual era a infra-estrutura oferecida pela escola: para 66,2% dos entrevistados o professor já fez alguma apresentação a respeito de astronomia.

A reforma do CurrÃculo Básico da Escola Pública da maioria dos Estados brasileiros introduziu conceitos astronômicos desde a pré-escola até o Ensino Médio. A difusão adequada e dentro dos padrões educacionais vigentes, de conceitos astronômicos, se faz necessária, devido sua presença nos conteúdos escolares, centros de ciência e na mÃdia, de modo geral. A mÃdia explora esse campo de forma mÃstica e também cientÃfica. A astronomia funciona como um instrumento que sacia a sede humana em desvendar esses segredos, estudando as galáxias, quasares, pulsares além da existência de todos os elementos que preenchem o espaço cósmico, o vácuo, não mais vazio como se pensou em outros tempos. O universo em que vivemos possui segredos jamais imaginados pelo homem, fruto da pequena proporção que ocupamos diante de um cosmos infinito. A Influência da Escola e da MÃdia na Obtenção dos Conhecimentos Astronômicosĭa Cunha, W.
